CERTIFICADOS DO V SELITEC

Os certificados de apresentação de trabalho foram enviados para os emails dos autores cadastrados. Alternativamente, podem ser acessados também no link abaixo. 
Os certificados de participação estão disponibilizados abaixo. Os participantes com apresentação de trabalho também estão listados e têm direito ao certificado de participação.  

Agradecemos mais uma vez a participação de todos e aguardamos todos vocês na próxima edição do SELITEC.  


https://drive.google.com/drive/folders/1Aj-rzu__DP1lsmeAj7w-ZMoO2tK3a84b?usp=sharing


https://drive.google.com/drive/folders/1CsmJEKWlMNHmkzq5tvwfVDLFejui8nJd?usp=sharing






Em 2019, na sua primeira edição bienal, o V Simpósio de Ensino, Linguagens e Tecnologias, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias (UNOPAR) mantém o objetivo essencial de promover discussões e debates interdisciplinares vinculados às atividades de ensino e aprendizagem. Nessa oportunidade, contaremos com a ilustre presença da Prof.ª Dr.ª Elizabeth Bianconcini de Almeida, que ministrará a conferência sobre Web Currículo. 

Elizabeth Bianconcini de Almeida é professora associada da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Doutora em Educação (Currículo) pela PUC-SP (2000) com mestrado em Educação (Supervisão: Currículo) pela PUC-SP (1996), graduação em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1973). Membro do Comitê Assessor da área de Educação do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, 2014 a julho, 2017), pesquisador produtividade PQ 1C do CNPq, consultor/parecerista ad hoc do CNPq, CAPES, FAPESP, líder do grupo de pesquisa Formação de educadores com suporte em meio digital, certificado em 2003. Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação: Currículo, da PUC-SP (2009-2013). Tem experiência em Educação e Tecnologias, com pesquisas e publicações sobre currículo e tecnologias, educação a distância, tecnologias e formação de professores, web currículo, cultura digital e educação, narrativa digital.

Desejamos um ótimo simpósio a todos!

Histórico
Em 2014, foi realizado o I Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, fruto das discussões promovidas no "Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias" (UNOPAR), com apoio do "Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza" (UTFPR). O evento foi criado para pesquisadores e alunos da área de ensino e educação, com o objetivo de promover discussões e debates interdisciplinares vinculados às atividades de ensino e aprendizagem, além da interação entre os participantes. Na ocasião, contou-se com uma pesquisadora de renome internacional na área do multiletramento, Profa. Dra. Roxane Rojo, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), que proferiu palestra sobre a Escola Multiconectad@: os multiletramentos e as TICs. O resultado foram reflexões essenciais para a abertura das possibilidades de pesquisa envolvendo a intersecção ensino-linguagens-tecnologia, direcionando o olhar para a educação básica, com a preocupação de estabelecer um amplo diálogo entre universidade e sociedade. 



Em 2015, na segunda edição do evento, o II Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias, promovido pelo "Mestrado em Metodologias para o Ensino de Linguagens e suas Tecnologias" (UNOPAR), avançou-se na consolidação dessa oportunidade de troca de conhecimentos e experiências nos campos do ensino e da educação, já com uma caminhada mais solidificada no estabelecimento de parceria entre a Universidade e a Educação Básica. Naquele ano, contamos com a presença do Prof. Dr. João Luiz Gasparin, da Universidade Estadual de Maringá (UEM), um dos nomes de referência em qualquer debate a respeito do tema delineado: Múltiplas Dimensões do Saber Docente.



Em 2016, com o tema Tecnologia, Pesquisa e Ensino, o III Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias configurou-se como um espaço para apresentações de trabalhos acadêmicos e para o debate sobre a formação docente e o uso das tecnologias digitais em situações de ensino e pesquisa. Busca-se, assim, favorecer o diálogo entre professores e pesquisadores, norteando-se, em sua terceira edição, pelos seguintes objetivos: prover um fórum amplo para debates e projetos na área de ensino, a fim de oportunizar subsídios pedagógicos e tecnológicos voltados para o aprimoramento da prática docente e do fazer pedagógico. Objetivos específicos: contribuir para a consolidação do ensino como área do conhecimento multidisciplinar no Brasil; congregar a comunidade científica, docente e governamental com interesse nas temáticas voltadas para o ensino, promovendo a integração entre essas comunidades; promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos e pesquisas sobre o tema "Tecnologia, Pesquisa e Ensino"; promover o estabelecimento de redes de colaboração na temática do evento; reunir pesquisadores, educadores, demais profissionais das áreas de ensino para facilitar o intercâmbio de informações relevantes; promover a divulgação dos trabalhos de investigação da temática proposta.

Naquele ano, nosso convidado especial foi o Prof. Dr. Lafayette Batista Melo, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), que apresentou contribuições para a reflexão envolvendo a busca de informação, a tecnologia e o impacto desses processos na aprendizagem.


III SELITEC

Em 2017, com o tema "Panorama da pesquisa em Ensino na atualidade", o IV Simpósio de Ensino, Linguagens e suas Tecnologias mais uma vez configurou-se como um espaço para apresentações de trabalhos acadêmicos e para o debate sobre a formação docente e o uso das tecnologias digitais em situações de ensino e pesquisa. A relevância acadêmica-profissional do evento continua pautada pela contribuição e participação de diferentes categorias profissionais, instituições, docentes e alunos na construção de experiências exitosas no desenvolvimento de processos de ensino.

Como palestrante do IV SELITEC tivemos o Prof. Dr. Marco Antonio Moreira, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) sendo sua fala essencial para compreender o panorama da pesquisa em Ensino na atualidade. O conteúdo ministrado representou uma oportunidade para os profissionais do ensino em as transformações na área da Pesquisa em Ensino.